Este livro é um guia essencial para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e líderes educacionais que desejam aprimorar sua atuação por meio do desenvolvimento de competências administrativas sólidas e atualizadas. Com uma abordagem prática, fundamentada em teorias contemporâneas de gestão e em princípios éticos inspirados por uma visão cristã de mundo, a obra oferece ferramentas concretas para enfrentar os desafios da administração escolar com excelência, propósito e sensibilidade.
Organizado a partir do modelo CHA — que integra Conhecimentos (o que o gestor precisa saber), Habilidades (o que precisa saber fazer) e Atitudes (como deve agir) —, o livro apresenta uma proposta clara e aplicável para a formação e o fortalecimento da liderança educacional. Cada capítulo explora competências fundamentais como:
•Planejamento estratégico e gestão de resultados educacionais
•Organização de processos administrativos e pedagógicos
•Gestão de pessoas e cultura institucional
•Comunicação eficiente e relacionamento com a comunidade escolar
•Liderança ética, empática e orientada para o serviço
•Uso responsável de recursos e tomada de decisão baseada em dados
Além de dialogar com as exigências das escolas contemporâneas, a obra é enriquecida por reflexões derivadas do pensamento da educadora cristã Ellen G. White, que propôs uma educação centrada na formação integral do ser humano — intelectual, física, moral e espiritual. Sem restringir-se a uma perspectiva denominacional, o livro propõe uma gestão escolar que valoriza o ser humano, promove ambientes saudáveis de aprendizagem e atua com justiça, humildade e responsabilidade social.
Ideal para programas de formação continuada, cursos de pós-graduação e também como referência para instituições educacionais confessionais e laicas, este material contribui para uma liderança que transforma escolas em comunidades de aprendizagem sustentáveis, acolhedoras e comprometidas com a excelência.