Este livro reúne práticas pedagógicas inovadoras que buscam transformar o ensino em diferentes contextos, aliando excelência acadêmica, pensamento crítico e formação ética. Organizado por Silvia Quadros e Rodrigo Follis, Práticas que Transformam articula três dimensões fundamentais da educação contemporânea: ensino de ciências com integração fé e razão, práticas argumentativas em sala de aula e inovação didática no ensino em contextos de vulnerabilidade social, como o sistema prisional.
Voltada a educadores, pesquisadores e gestores escolares, esta obra oferece reflexões e estratégias concretas sobre como unir ciência e espiritualidade, linguagem e ética, inovação pedagógica e inclusão social, criando experiências educativas significativas e transformadoras.
Baseado em pesquisas aplicadas no contexto da Educação Básica e da formação docente, o livro destaca experiências bem-sucedidas do Mestrado Profissional em Educação do UNASP e do projeto Escolas em Rede, mostrando como é possível integrar fé, ensino e aprendizagem (IFEA) de maneira equilibrada, respeitosa e alinhada aos princípios cristãos — sem imposição doutrinária. O resultado é uma pedagogia que vê o aluno como ser integral: racional, afetivo, ético e espiritual.
Cada capítulo articula teoria, prática e análise crítica de experiências reais, discutindo:
•Como promover o ensino de ciências com rigor científico e abordagem cristã;
•Como ensinar argumentação e pensamento crítico em tempos de polarização e desinformação;
•Como inovar na educação de jovens e adultos privados de liberdade, superando a precariedade com criatividade e sensibilidade social;
•Como a figura do professor pode ser ponte entre conhecimento, fé e transformação pessoal e coletiva.
Com forte embasamento teórico e metodológico, o livro apresenta práticas inspiradas em metodologias ativas, como PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), ensino investigativo, abordagem STEM, gamificação, Arco de Maguerez e escrita colaborativa. Trata-se de uma obra que respeita os limites do método científico, mas também amplia o sentido da aprendizagem ao incorporar questões éticas, filosóficas e espirituais.